segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

4o. dia - Purmamarca - San Pedro de Atacama

Já estou ficando repetitivo. Mas a viagem de hoje foi maravilhosa. Finalmente conseguimos usar as roupas de frio. Jaqueta, segunda pele, luva etc... Afinal de contas enfrentaríamos as condições mais estremas de toda a viagem. Atravessaríamos a Cordilheira dos Andes em Direção a San Pedro de Atacama. 4.900m de altitude e temperaturas em torno se 0 graus.

Acordamos cedo e tomamos um bom café da manha seguido de um chá de coca. A sensação é interessante. Parece que vc está meio alto e passando mal. Mas todos afirmam que ajuda muito a proteger o corpo dos efeitos da altitude. Bom, o que não atrapalha ajuda.






Iniciamos a subida as 8:30hs. O dia estava lindo o que contribuiu ainda mais para realçar a paisagem que já é muito bonita. As montanhas são deslumbrantes! A estrada vai serpenteando a cordilheira até chegar nos caracoles. Os caracoles são um conjunto de curvas que parecem um cotovelo. Sobe-se muito em poucos quilômetros. Em pouco tempo estávamos a 4.100m de altitude e a 10 graus de temperatura. Parecia mais frio mas era essa a temperatura que acusava no painel da moto.


Depois de atravessar esse primeiro paredão, descemos um pouco até 3500 e a paisagem parecia aquela que retrata a superfície de marte.



Alguns quilômetros a frente avista-se uma planície totalmente branca. É o Grand Salar. A algum tempo eu fiquei para trás. Todos os companheiros (mui companheiros) saíram disparados na frente. Eu parava de vez em quando para tirar fotos.



Os encontrei novamente parados em frente ao salar. Ao chegar até eles não tive dúvidas. Entrei direto no tapete branco e acelerei salar a dentro. Acho que todos ficaram abismados pois achavam que a consistência era parecida com areia. Na verdade a superfície do salar é rígida como um asfalto. Parei moto 1 km deles e depois de algum tempo eles me seguiram. Chegaram parecendo crianças!


Daí pra frente tudo foi ficando cada vez mais impressionante. Paramos para abastecer logo depois de Susques em um posto de faroeste.


 Encontramos uns chilenos que estavam com um saco de folha de coca e nos ofereceram. Sem titubear todos colocaram um punhado na boca.



Chegamos a fronteira da Argentina com o Chile na aduana. Nesse momento o calor bateu forte. Afinal de contas estávamos preparados para pegar neve. Gastamos uma hora mais ou menos para fazer todo o tramite. O Gonzalo, meu amigo de Buenos Aires que veio nos acompanhar de carro chegou logo em seguida.



Depois da fronteira começa o trecho mais pesado. Sobe-se a 4.900m de altitude e o frio pega mesmo. Isso porque eram 12:00hs.


A paisagem se modifica a cada curva. Eu estava passando um frio nas mãos e no pescoço tremendo. A luva não agüenta tanto frio assim. Nem a manopla aquecida da moto resolve.

Depois de 70km andando a 4.800m mais ou menos começa a descida para San Pedro. Ao lado está o vulcão Licanbur. É bastante imponente. A descida é uma linha reta de 40km. O Miguel e o Pessoal seguiram disparados na frente. Eu fiquei um pouco para trás e meu pai e o Xixo mais para trás ainda. Parei para tirar fotos e lodo eles me alcançaram.




Logo depois vimos todos parados no acostamento. O Miguel passou mal novamente. Tambem descer de 4.900 a 2.500 a 140km/h nem atleta aguenta.



Chegamos a San Pedro de Atacama. A cidade assusta pela aparente falta de infra-estrutura. O Hotel Kunza pelo menos é maravilhoso.



Agora é curtir o hotel e descancar um pouco!!!

3 comentários:

  1. Oiii Fabio...
    É a filha do Xixo..
    Só hoje consegui entrar no blog para poder acompanhar um pouco vcs...
    Ficou super legal o blog, parabéns..

    Mande um beijo especial para o meu pai e diga que o Felipinho esta aproveitando muito aqui na praia e que esta com muita saudades do vovô..

    Um beijo para todos

    Sofia

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Fábio! Curtam bastante a viagem! Se puder, vá até Antofagasta, mas antes suba até Tocopilla, e vá descendo pela beira mar, até chegar a Antofagasta. Depois vá ver a Mão do Deserto, a 70 km ao sul. Como te disse, passei por aí no ano passado, na mesma época. Gostaram da passagem por Cafayate? E a sua moto, conseguiu arrumar a mala quebrada? Bom retorno!
    Abçs!
    Marcio - Campo Grande/MS

    ResponderExcluir
  3. Oi Fábio, muito lindo o passeio! Só fiquei com uma dúvida: dá pra fazer a viagem de BIS? Se der tô dentro....

    Beijo e parabéns!
    Taty

    ResponderExcluir